Eu sou o mensageiro - Markus Zusak

domingo, 28 de outubro de 2012

Nota: 5,0 (de cinco)
"Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.

Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.

A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência." - Sinopse
 Olá caros loucos por leitura, hoje falarei sobre um livro que simplesmente me encantou (não sei se é a palavra certa), o livro Eu sou o mensageiro, do íncrivel Markus Zusak. Bem, o livro dele A menina que roubava livros me encantou uns tempos atrás, se tornou um dos meus favoritos, me fez chorar, desejar um minimo de sorte a uma garota sem perfil para mocinha de histórias, me fez lê-lo três vezes. Então, quando eu soube que o Markito Markus Zusak tinha outro livro, fui atrás dele, e como o esperado, não me decepcionei.
 A história é a seguinte: Ed Kennedy, taxista de 19 anos (fala que tem vinte para poder exercer a profissão), mora no suburbio com seu cachorro fedido, o Porteiro, joga cartas com três amigos, não tem um bom relacionamento com sua mãe, seu pai morreu a pouco tempo. Pobre, sem ensino superior (apesar de ser um grande fã de livros), Ed não tem um rumo na vida, as vezes se sente um fracasso por isso, afinal seu irmão mais novo está se formando em Direito, mas geralmente ignora o pensamento e toca pra frente. O livro começa do seguinte modo: ele presencia um assalto a banco, reage e consegue deter o cara, e a partir desse dia começa a receber mensagens diferentes, direcionando ele a pessoas que precisam de ajuda, mas na verdade, isso tudo acaba ajudando a ele mesmo, mostra para ele coisas que ele não dá valor, lugares para qual ele não olha, e chega em um final inimaginável que estou morrendo de vontade de contar. O livro é todo com carinha de moral da história com final feliz, mas é um pouquinho diferente.
 A narrativa é feito pelo próprio Ed, com uma linguagem simples (mesmo), irônica (amo, amo, amo) e é bem humorada, prende nossa atenção, parece que o Ed está conversando com você, muito bom mesmo.
 Super recomendo esse livro, terminei ele com vontade de não ter terminado, é realmente cativante, Markus Zusak, tiro o chapéu para você!

 Postado por: Amanda Biazzi



2 loucos comentaram:

  1. O Markito nunca decepciona...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca :) quero ler o outro livro dele, me surpreender novamente....

      Amanda Biazzi

      Excluir

E aí, conte-nos o que pensa, não mordemos ;)







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!