Coração de Tinta - Cornelia Funke

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Nota 5 (de cinco)
 Sinopse da editora:

 Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Minha opinião:

       Há muitas criticas em relação ao livro ser comprido e extremamente detalhado. Não se deixem abalar caros leitores! A história compensa. Como dito no livro: Os livros tem que ser pesados, pois o mundo inteiro está dentro deles... Realmente, é uma outra dimensão dentro desse livro. É sonhar acordado.




      Ele é perfeito! Um livro encantador, mágico e envolvente. Ali, nas páginas desse livro, está descrito todo o meu amor (e de muitas outras pessoas) pelos livros. Quem nunca se imaginou entrando em um livro que gostou ou, trazendo um personagem para sua realidade? Bem, é isso que Mortimer (apelidado de Mo pela filha) sabe fazer. O incrível é como a autora descreve as sensações, tão bem feito do trecho em que Meggie relembra o que o pai lhe disse: "Saboreie cada palavra Meggie. Deixe-as derreter na boca. Está saboreando as cores? O vento e a noite? O medo e a alegria? E o amor. Saboreie Meggie, e tudo despertará para a vida".

desculpem a qualidade horrivel, mas as fotos que posto
são tiradas com o meu celular ;x

 Enquanto eu lia esse livro, ficava me dando uma vontade de escrever um livro do mesmo modo que esse foi feito: Com citações de outros livros no começo de cada capitulo e desenhos no fim deles. As citações são mágicas, casam perfeitamente com o que acontecerá no capitulo e nos chamam a atenção para outros livros, como Fahrenheit 451, A princesa noiva, O segredo da plataforma 13 e muitos outros.

A citação no começo do capitulo. Lendo isso você
tem uma ideia do que virá

 Eu poderia ficar o resto da tarde citando diversas frases coisas que gostei nesse livro, mas acho que vocês devem tirar suas próprias conclusões. Só tenho a dizer uma coisa: vale a pena.


A lua brilhava no olho do cavalinho de balanço, e tam-
bém no olho do ratinho, quando Tolly o tirava de sob 
o travesseiro para admirá-lo. O relógio fazia tiqueta-
que e, no meio do silêncio, ele pensou ouvir o som de
pezinhos nus correndo pelo chão, depois risadas e co-
chichos, e então um ruído como se alguém estivesse 
folheando as páginas de um grande livro.

Lucy M. Boston, As crianças de Green Knowe        .        .


 Amanda Biazzi



3 loucos comentaram:

  1. Oi Amanda!
    Sempre tive curiosidade com esse livro! Agora preciso!
    Quanto mais longo o livro mais eu gosto! Pinta aquela vontade do livro não acabar nunca, sabe?
    O único problema é meu pulso que vive dolorido! hahahaha

    Boa semana. Beijos!
    http://www.terapiafeminina.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante o sonhar acordada rs! Gosto de leituras que despertam minha imaginação :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderExcluir

E aí, conte-nos o que pensa, não mordemos ;)







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!