Tribos Urbanas- Hippies

domingo, 9 de setembro de 2012

Olá pessoas. Tudo?
Então, esses dias eu, a Bia e a Isa fizemos um trabalho sobre a tribo urbana Hippie. E como achamos muito interessante a origem e o objetivo dessa tribo, então resolvemos dividir isso com vocês.
Esperamos que gostem.

                                                                     Bia, Sossô e Isa ; )



Desde os anos 40, após os final da II Guerra Mundial: após um período de 30 anos com duas guerras altamente destrutivas e uma prolongada depressão econômica, começaram a despontar sinais de uma contracultura, contestatária do sistema.

Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que recusava a injustiças e desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial.
Dois valores defendidos eram a paz e o amor. Opunham-se a todas as guerras, incluindo a que o seu próprio país travava no Vietnam. Os hippies apreciavam a filosofia oriental, o que significava alguns aspectos da religião hindu misturada com doutrina da não violência de Gandi.
As questões ambientais, a prática de nudismo, e a liberdade sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.
Origem:
O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra, e.x.: Harry The Hipster  Gibson. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie  foi utilizado pela primeira vez, em um jornal de São Francisco, um artigo do jornalista Michael Smith. 
A eclosão do movimento se deu em consequência do surgimento da chamada Geração Beat, os beatniks, uma leva de escritores e artistas que, primeiramente, assumiram os comportamentos copiados pelos hippies.
Com a palavra "beat", John Lennon, transformado em um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome da sua banda - The Beatles. Tanto o termo beatnik como o termo hippie assumiam sentido pejorativo para a grande massa norte-americana.
Como grupo, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais.
O símbolo da paz foi desenvolvido na Inglaterra como logo para uma campanha pelo desarmamento nuclear, e foi adotado pelos hippies americanos que eram contra a guerra nos anos 60.

A massa dos hippies eram soldados que voltaram depois de ter contato com os Indianos e a cultura oriental que, a partir desse contato, se inspiraram na religião e no jeito de viver para protestarem.

Eram a favor do uso de drogas com a intensão de viagens espirituais.

Estilo:



Os hippies usavam roupas velhas e naturalmente rasgadas, para ir em oposição ao consumismo, ou então roupas com cores berrantes para fazer apologia à psicodélica. E diversos outros estilos incomuns (tais como calças boca-de-sino, camisas tingidas roupas de inspiração indiana). Também usavam túnicas, sandálias, cabelos compridos em ambos os sexos e flores no cabelo. Usavam também roupas floridas e psicodélicas.



Outras características:


Predileção por certos estilos de música, como rock psicodélico The Beatles, Raul Seixas, Jimi Hendrix, Rita Lee, entre outros.

Amor livre e sem distinções.


O incenso e meditação são parte integrante da cultura hippie pelo seu caráter simbólico e quase religioso.

Misticismo.



Woodstock:

Foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969. O festival deveria ocorrer     originalmente na pequena cidade de Woodstock, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o                       evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.




Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores.










Então, o que acharam?? Sua opinião é muito importante. Deixe-nos o endereço do seu blog para que possamos retribuir a visita.
Beijos.

Postado por Sossô! : )








3 loucos comentaram:

  1. Amei o post, eu gosto muito do estilo, obrigada pela visita,
    beijinhos meninas !!

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que tenha gostado. Obrigada você por ter comentado. Beijocas: Sossô.

    ResponderExcluir
  3. Adorei *-*
    Fiz um trabalho assim esse ano, fui do grupo dos Cosplayers, AMO DE PAIXÃO :D
    Ah vocês três estão lindas

    Blog: www.cupcaketaste.com

    Facebook: (Curte, por favor) http://www.facebook.com/pages/Cupcake-Taste/138731746232548

    ResponderExcluir

E aí, conte-nos o que pensa, não mordemos ;)







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!